QUANTO TEMPO DEVO ESTUDAR SEM PARAR? TÉCNICA DE POMODORO E O STRICT WORKFLOW

E aí, pessoal! Como estão os estudos? Vamos lá, gente…a persistência é a virtude dos vencedores…

O papo de hoje vai tirar uma dúvida recorrente e vai trazer uma técnica bem legal de produtividade nos estudos de vocês.

Muita gente tem dúvida a respeito de quanto tempo deve estudar direto, sem intervalos. Várias pessoas utilizam a técnica do 50’ x 10’, ou seja, estudam 50 minutos e descansam 10. Genteeeeee essa técnica eu utilizava quando estudava no ensino fundamental… o tempo passou… e as necessidades aumentaram exponencialmente!!!

Bem, eu peço para você fazer a seguinte reflexão: no dia da tua prova você terá a necessidade de ficar de 4 a 5 horas sentado direto! Direto, Dominoni? Sim! Direto! Na maioria das vezes aquela levantadinha básica para ir ao banheiro rapidinho pode significar o tempo que te sobrará para assinalar o cartão de respostas com a calma necessária para não errar nenhuma questão na hora da transcrição – já errou alguma questão na hora de passar para o cartão-respostas, em razão da pressa? Então… e uma questão pode fazer a diferença entre a aprovação e a reprovação, ou entre uma lotação mais próxima de casa…enfim! Não dá para pensar em levantar para ir ao banheiro durante a prova!

Eu sugiro a vocês o seguinte: aumentem aos poucos! Marquem no relógio…comecem por 1 hora, aumente para 2 horas, depois 2:30…até chegar nas 5 horas extremas – direto! Você vai precisar disso no dia “D”. Vai doer um pouco no início do processo, mas compensará depois…acreditem em mim.

Eu gosto de verdade de estudar técnicas de produtividade para a vida, e as aplico no dia-a-dia, e procuro adaptar para a preparação para concursos. E uma técnica bem legal que eu utilizo no meu dia-a-dia é a Técnica de Pomodoro: trata-se da criação de períodos de estudos em que você gerencia seu tempo, estudando em blocos de “x” minutos! Acaso você queira saber mais sobre a técnica, busque no google que você vai ter muitas informações.

O que eu quero trazer para vocês é uma extensão do google chamada Strict Workflow (link ao final da postagem). Com essa extensão você vai criar blocos de estudos em que você não conseguirá acessar determinados sites. Hoje em dia o maior ladrão de tempo é o computador e as redes sociais de uma maneira geral. Principalmente para quem estuda utilizando o computador e o celular…sempre dá aquele vontadezinha de dar uma olhada no face ou no insta…com o Strict Workflow você consegue bloquear os principais ladrões de tempo dos estudos. Digitou o endereço do site bloqueado, aparece um tomate (Pomodoro) na tela e a informação:

Page blocked until a break timer starts.

Back to work!

Ou seja, ela te lembra que não é o momento de fazer outra coisa a não ser estudar. É claro que se você quiser pode ir para outro navegador que não o google, mas o objetivo é facilitar o processo de concentração e foco nos estudos.

Essa era a dica que eu queria dar para vocês hoje!

Grande abraço, vamos em frente e contem comigo para o que precisar.

 

Dominoni

Baixe aqui a extensão Strict Workflow – https://chrome.google.com/webstore/detail/strict-workflow/cgmnfnmlficgeijcalkgnnkigkefkbhd